O Instituto de Ciências Biológicas (IB) lançou, na última sexta-feira (19), o Atlas Fotográfico de Anatomia Comparativa de Vertebrados – Sistema Cardiovascular e Respiratório.

Da UnB Agência

O evento, realizado no auditório do IB, marcou também o início da exposição fotográfica Novos Olhares sobre a Anatomia Animal.

A iniciativa do Laboratório de Anatomia Comparativa de Vertebrados (LACV) inaugura o catálogo que deve ser composto por cinco volumes. A primeira edição possui 149 páginas e cerca de 460 fotografias de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, com foco nas estruturas anatômicas dos sistemas circulatório e respiratório dos vertebrados.

As primeiras imagens começaram a ser produzidas, em 2003, pelo professor do Departamento de Ciências Fisiológicas Antonio Sebben. O trabalho uniu o interesse pessoal pela fotografia com a necessidade de produção didática para uma disciplina. "Nós estamos mostrando coisas que a ciência já conhece, mas ninguém mostra", diz Sebben, idealizador e coordenador do projeto.

De acordo com o professor, o acervo pode ser utilizado desde ensino fundamental e médio, até a graduação e pós-graduação. "Nosso objetivo principal é divulgar o conhecimento científico", acrescenta.

O Atlas tem o objetivo de, entre outros, contribuir para a formação continuada e o ensino a distância em ciências biológicas e veterinária; auxiliar no estudo de anatomia animal, por meio de imagens digitais e apresentação de espécies de nossa fauna; e visa também a substituição e redução do número de animais em atividades de ensino e pesquisa.

O material está disponível na livraria digital da UnB. O acesso é livre e gratuito.

INOVAÇÃO – As ilustrações foram produzidas por técnicas de microdissecação e microfotografias desenvolvidas no LACV. "Isso proporciona um nível de detalhamento, de acabamento e de estética fotográfica pouco comum na fotografia científica", explica Sebben.

O atlas traz, ainda, indicação de vídeos para dinamizar e complementar as informações das imagens.

Além de Antonio Sebben, fazem parte da equipe responsável pelo projeto o professor do IB Carlos Alberto Schwartz; o doutor em biologia animal pela UnB Leandro Campos; a mestre em biologia animal pela UnB Luisa Helena da Silva; o professor da UFRJ Helio da Silva; a professora da PUC Minas Luciana Nascimento; técnicos de Laboratório e estudantes de graduação e de pós-graduação.