O Decanato de Pesquisa e Pós-graduação (DPP) da Universidade de Brasília divulgou, na última terça-feira (31), edital de auxílio-financeiro a estudantes de mestrado e doutorado stricto sensu para participação em congressos, vistorias técnicas, simpósios e demais eventos científicos. As atividades podem ser no Brasil ou no exterior e devem ocorrer entre abril e novembro deste ano.

Ação tem como objetivo estimular e viabilizar a apresentação de trabalhos, experimentos e pesquisas desenvolvidas na UnB. O programa trará benefícios para formação dos alunos e para divulgação e internacionalização da ciência produzida na universidade.

Para o decano de Pesquisa e Pós-graduação, Jaime Santana, é muito importante oferecer essa oportunidade aos estudantes. “Eles têm a chance de conversar com outros colegas, pesquisadores e professores de todos os lugares do mundo. Trocam ideias, reveem a formação, conhecem experimentos e recebem críticas e sugestões para que possam aprimorar sua pesquisa. Essa comunicação é extremamente importante para que a formação do estudante e o desfecho da pesquisa sejam as melhores possíveis”, comenta Jaime.

O prazo para solicitação do recurso foi dividido em dois períodos. O primeiro teve início na última quarta-feira (1º) e termina em 31 de julho. O segundo período de solicitação é de 1° de agosto a 30 de novembro deste ano.

No total, serão destinados R$ 600 mil para o auxílio. Em eventos no Brasil, o valor máximo do auxílio é de R$ 1.500,00. No exterior, o valor pode chegar a R$ 3 mil. O investimento será feito até alcançar o total de recursos previstos.

Para solicitar o auxílio, o doutorando deverá ter no mínimo um ano de matrícula no curso. Para mestrandos, a exigência é de no mínimo 6 meses de curso até a data de início do evento.

O pedido deverá ser feito no site com 45 dias de antecedência da data de início do evento. É ainda necessário apresentar, no formato digital, o termo oficial de aceitação de apresentação do trabalho, o próprio trabalho, o comprovante de que o aluno esteja regularmente matriculado no mestrado ou doutorado da universidade, o histórico escolar, cópia do RG e CPF e a declaração do coordenador ou orientador do programa ou projeto de pesquisa.

CONTATO