Seis estudantes do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (ProIC) foram indicados para a edição nacional do 12º Prêmio Destaque de Iniciação Científica do CNPq. As indicações dos bolsistas foram em duas categorias: Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica.

Murilo Abreu/UnB Agência

Na categoria Iniciação Científica, concorrem bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) e bolsistas de Iniciação Científica de quotas do pesquisador, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de continuidade – quota 2014-2015.

Na Iniciação Tecnológica, concorrem bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI) e bolsistas de Iniciação Tecnológica Industrial do CNPq (ITI), com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de continuidade – quota 2014-2015.

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica tem como objetivo premiar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

O prêmio é concedido anualmente pelo CNPq a três áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Os bolsistas indicados na categoria Iniciação Científica foram:

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

Estudante: Caroline Lucena Matos
Orientador: Gesley Alex Veloso Martins
Título do plano de trabalho da bolsista: "Síntese da Mordenita nanoparticulada e sua aplicação na obtenção de Mor-SBA-15 micro-mesoestruturada"

CIÊNCIAS DA VIDA

Estudante: Vitor Renan de Paula Ferreira
Orientador: Paulo César Motta
Título do plano de trabalho do bolsista: "Primeiro levantamento faunístico de Tardigrada do Distrito Federal".

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES

Estudante: Emanuel Vinicius de Lavor Miranda
Orientadora: Roberta Kumaka Matsumoto
Título do plano de trabalho do bolsista: "Diálogo entre o teatro e o cinema Hollywoodiano".

Os indicados na categoria Iniciação Tecnológica foram:

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

Estudante: Juliano Vieira Gregório
Orientadora: Artemis Marti Ceschin
Título do plano de trabalho do bolsista: "Investigação das propriedades ópticas e elétricas de materiais poliméricos com possíveis aplicações em sensores químicos".

CIÊNCIAS DA VIDA

Estudante: Alessa Bembom Garcia
Orientadora: Elisabeth Nogueira Ferroni Schwartz
Título do plano de trabalho da bolsista: "Caracterização de um novo peptídeo inseticida isolado da peçonha da aranha caranguejeiraAcanthoscurria paulensis".

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES

Estudante: Laiza Cristina Ribeiro de Sena
Orientadora: Enilde Leite de Jesus Faulstich
Título do plano de trabalho da bolsista: "Glossário de termos da bicicleta: Português, Espanhol, Francês, Inglês".

A escolha dos premiados será feita por três Comissões Julgadoras, uma para cada área. Os trabalhos serão avaliados até o dia 7 de maio e o resultado será anunciado pelo CNPq até 15 de maio no endereço http://www.destaqueict.cnpq.br/. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no mês de julho.