Cerca de cem pesquisadores da Universidade de Brasília presenciaram a apresentação das novas lideranças distritais na área de desenvolvimento científico.

Em reunião ampliada da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP/UnB), nesta quarta-feira (11), no Auditório do Instituto de Ciências Biológicas (IB), o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles, e a futura presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), Ivone Diniz, comentaram o momento de escassez econômica e ressaltaram a importância de estabelecer parcerias com a Universidade.

Júlia Seabra/UnB Agência

Paulo Salles falou sobre a reformulação da pasta e anunciou os nomes de seus subsecretários, entre eles o do professor da Faculdade de Educação Gilberto Lacerda, agora responsável pela área de educação científica e tecnológica. O subsecretário de pesquisa e inovação, Mauro Carneiro, concluiu graduação e mestrado em Biologia Molecular na UnB, onde também lecionou nos anos 1970.“Estamos aqui para um pacto de ajuda mútua”, disse Paulo Salles, professor aposentado do IB. “Precisamos estabelecer parcerias para que a Universidade nos ajude a fazer diagnósticos e a planejar”, afirmou. O secretário avaliou como grandes os desafios da pasta, em especial pela crise financeira vivida no governo local. Entretanto, anunciou metas para tirar do papel projetos como o do parque digital e do museu de ciência e tecnologia, além de firmar as bases para a criação de uma universidade distrital.

O reitor Ivan Camargo disse que “é hora de acreditar” na nova gestão. Destacou que a equipe da secretaria é formada por pessoas de confiança e falou da necessidade de ação por parte da comunidade científica. “Precisamos recuperar nossa capacidade de planejamento”, reforçou.

Para a vice-reitora Sônia Báo, “quem faz ciência não pode desanimar”. Ela disse que é necessário buscar soluções para impasses com os agentes financiadores e continuar a trilhar “os caminhos para a realização das pesquisas”.

Coordenador da reunião, o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, disse que a Universidade tem 90 programas e mais de 8 mil alunos de programação em todas as áreas de conhecimento. “Temos muita disposição para trabalhar. Nossa principal reivindicação hoje é o financiamento continuado", afirmou.

EDITAIS – Jaime Santana questionou o novo secretário sobre recursos e investimentos para ciência. Perguntou sobre as perspectivas de lançamento de editais e cobrou o repasse para projetos já contemplados. Paulo Salles disse que a situação da administração pública é difícil, mas garantiu que não vai faltar “dedicação e luta” para o financiamento da ciência e cedeu a fala à Ivone Diniz, que aguarda trâmites burocráticos para tomar posse do cargo de presidência da FAP-DF.

Também professora do IB, Ivone diz que tem trabalhado no levantamento de pendências da fundação. Após breve apresentação, a futura presidente respondeu a uma série de perguntas dos pesquisadores. A maioria delas envolvia o lançamento de editais e o pagamento de projetos em andamento. “Tão logo tenhamos os recursos, resolveremos tudo isso”, informou. Ela informou a mudança de endereço da FAP-DF para o Setor Bancário Norte e disse que estabelecer uma equipe permanente de trabalho é uma das principais necessidades para o funcionamento adequado do órgão.