Projeto de pesquisa acadêmico-artística, MilesKM selecionou dez artistas de todo o mundo.

Lucas Roger, aluno do 5º semestre de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília, foi um dos dez selecionados para uma residência artística no Reino Unido, que faz parte do programa MilesKM. Em julho, o estudante viaja para a Europa, onde vai ter dois meses para criar um ambiente de pesquisa e questionamento sobre as formas de aprendizado em arte.

A proposta de Lucas é realizar um trabalho performático autoral e ministrar uma oficina de antotipia no exterior, que é uma “revelação fotográfica a partir da clorofila das plantas”, explica ele. “Irei desenvolver uma pesquisa e produção prática em performance e fotografia que se relaciona diretamente com o Pibic [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica] que faço atualmente”, completa.

O estudante explica que, em seu Pibic, trabalhou em um projeto que envolve questões artísticas, performance, fotografia e também arte-educação. A residência artística inclui visitas à Inglaterra, Escócia e Irlanda.

A professora Ruth Sousa, do Departamento de Artes Visuais da UnB, é orientadora do projeto de Lucas. Ela conta que, juntos, desenvolveram uma pesquisa de iniciação científica voltada para o sistema arte-ficção, em que o objetivo era investigar e pesquisar trabalhos de arte que estavam inseridos nesse contexto.

Isa Lima/UnB Agência
Ruth Souza é a orientadora do projeto de Lucas

REPERCUSSÃO - O trabalho de Lucas tem ganhado projeção. O aluno já realizou exposições, publicou textos e vem atuando de maneira intensa, tanto no mundo da arte, quanto no meio acadêmico, segundo a professora. “Ele participou de vários congressos e exposições e esse projeto acabou se configurando de maneira mais ampla com a realização de mais trabalhos e a seleção para a residência”, conta.

“É uma ação que começa na universidade, na sala de aula e que se expande para a comunidade; e acaba atendendo ao que é o nosso objetivo em termos de ensino, que é não limitar esse tipo de conhecimento à universidade, mas pensar em outras esferas”, completa a professora.

Lucas se mostra empolgado com o projeto que irá realizar fora do país. “Vai ser um espaço para discutir questões do universo da arte com artistas de vários lugares e com certeza será uma experiência construtiva para mim”.

PROGRAMA - O MilesKM é um programa anual de pesquisa de concorrência internacional que tem por objetivo explorar estruturas alternativas potenciais nas artes visuais, com foco na colaboração, troca e aprendizagem. Entre os dez selecionados, o aluno é o único brasileiro.