A Fundação Universidade de Brasília (FUB) e o Governo do Distrito Federal (GDF) celebraram acordo de cooperação objetivando a união de esforços para a criação do Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec-UnB). Assinado na quarta-feira (11), o acordo visa, principalmente, promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo.

Ao GDF compete apoiar, incentivar e promover a consolidação do PCTec; e à FUB, agregar empreendimentos que desenvolvam tecnologias de variadas formas, em segmentos de ensino, pesquisa e extensão.

A assinatura do termo aconteceu durante a apresentação do balanço das atividades do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (CDES-DF) e contou com a presença de várias autoridades. Dentre elas, destacam-se: o governador do DF, Agnelo Queiroz; o secretário de Governo, Gustavo Ponce; o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo; e o diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), Paulo Suarez; que assinaram o Acordo de Cooperação.

O reitor Ivan Camargo afirma que é importante unir esforços com outras instituições que fazem ciência e tecnologia em Brasília e acredita que esse acordo com o Governo Federal vai potencializar o plano de instalação do Parque Tecnológico. “Nós temos feito diversas parcerias com o governo, não apenas nas áreas óbvias – Educação e Saúde –, mas também em várias outras, como Turismo e Esporte, e, nessa área de Ciência e Tecnologia, essa parceria é indispensável”, ressalta.

O diretor do CDT – que é o gestor do parque – professor Paulo Suarez, destaca que o mais importante nessa parceria é ter o apoio do Governo do Distrito Federal para a iniciativa de implantação do PCTec-UnB. Além disso, “esse primeiro acordo pode se transformar em novos termos que venham a ter uma colaboração direta do GDF para alavancar a instalação do parque”, completa.

Já Vinícius Rossignoli, mestrando em Ciência da Informação na Universidade de Brasília e proprietário de uma empresa de jogos incubada no CDT (Firasoft), afirma que essa parceria com o GDF representa um importante avanço para a universidade passar, de fato, a fazer parte do plano estratégico local, em que tecnologias desenvolvidas dentro da Universidade são utilizadas pela sociedade, gerando receita, renda e reconhecimento local. “Hoje é o CDT que nos dá esse apoio e tem sido, inclusive, um importantíssimo parceiro para o desenvolvimento da indústria de jogos aqui em Brasília e, com esse novo termo assinado hoje, a UnB participará desse cenário brasileiro de desenvolvimento, não só de games, mas de tecnologia de forma geral”, finaliza.

ESTRUTURA - O Parque Científico e Tecnológico foi implementado pela Universidade de Brasília e está sob gestão do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). É um apoio a mais na construção de novas relações institucionais entre universidade, empresa, Governo e sociedade, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento e à comercialização de tecnologias, formação e absorção de profissionais e desenvolvimento de produtos, bem como processos e serviços inovadores.

O PCTec-UnB gera conhecimento, produtos e serviços para atender o mercado, em parceria com empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais. Visa ao desenvolvimento socioeconômico e ao fortalecimento das estruturas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Brasil. Com o parque, as tecnologias desenvolvidas na universidade chegam ao mercado. Além disso, as empresas de base tecnológica geram empregos de alto valor na comunidade.