Integrar as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão é um grande desafio para a área da educação. Com o objetivo de apontar soluções, uma equipe de pesquisadores da área de Engenharia de Softwares Educativos, da Faculdade de Educação, está desenvolvendo um projeto de pesquisa inédito no país, que busca integrar o conceito de gamificação à educação, por meio do uso de programas de computador.
A equipe é pioneira no trabalho com a reengenharia do software de educação matemática Geogebra. Além disso, criou o GGBook, um livro digital interativo que explora narrativas matemáticas dos alunos em processo de aprendizagem de álgebra. O projeto levou a equipe a encontrar os criadores do Geogebra, em Seul, na Coreia do Sul, e a apresentá-lo em Portugal, na França, no México e no Canadá.
Diante dos resultados, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Technology Partnerships Canada (ISTPCanada) resolveram financiar o projeto no Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Informática e Educação, vinculado ao Departamento de Métodos e Técnicas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Educação da UnB.
A gamificação é um neologismo que designa o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas em situações de aprendizagem e de resolução de problemas, motivando ações e comportamentos fora do contexto de jogos de fato. Um exemplo conhecido do processo é o do aplicativo Foursquare, que possui um sistema de distribuir brindes aos usuários por cumprir determinadas tarefas.
A estratégia já é explorada na educação corporativa na Europa e América do Norte e revelou ser um importante fator de inovação em relações educativas.
Na UnB – O projeto, liderado pelo professor Gilberto Lacerda Santos, do Departamento de Métodos e Técnicas (MTC), é desenvolvido em cooperação com instituições canadenses. A equipe brasileira é formada pelos pesquisadores Bruno Santos Ferreira e Renan de Lima (mestrandos em Educação), Jorge Cássio Nóbriga (doutorando em Educação), ambos da UnB, e Luis Cláudio Lopes de Araújo, professor da área de Matemática do UniCEUB.