Evento acontece pela primeira vez no centro-oeste. Objetivo é promover o debate sobre ciência, tecnologia e sociedade no âmbito da engenharia e propor novas formas de atuação profissional.

Tratamentos para doenças negligenciadas, sustentabilidade urbana e uso do nitrogênio na agricultura são algumas das áreas de projetos que vão receber apoio de convênios entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e instituições internacionais. As seleções para financiamento recebem propostas até julho. As parcerias firmadas também destinam recursos para a realização de workshops e a capacitação de pesquisadores em redação científica em língua estrangeira.

“Essas são boas oportunidades para o intercâmbio e para a internacionalização de nossas pesquisas”, avalia o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília, Jaime Santana.  “A capacitação em redação científica, por exemplo, pode ser determinante para aceitação e publicação dos trabalhos”, completa.

Os editais abertos são resultados de parcerias que envolvem a FAPDF e entidades como o Conselho Britânico e o Fundo Newton. O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também apoiam as atividades propostas.

 

OUTROS EDITAIS – A FAPDF lançou outras três seleções destinadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, à organização e à participação em eventos científicos. O volume global dos recursos próprios da fundação para o apoio dessas atividades passa dos R$ 10 milhões.