O presidente da República Francesa, François Hollande, esteve em Brasília na quinta-feira (12) e participou do evento Diálogo de Alto Nível em Educação, no Museu Nacional da República. O reitor da UnB foi um dos convidados da atividade.

Mariana Costa/UnB Agência
Reitor Ivan Camargo fala sobre sua experiência com o sistema de educação francês

Ivan Camargo discursou ao público de mais de 800 pessoas e contou sobre sua relação próxima com a França e sua experiência de intercâmbio no país durante o doutorado.

“Tenho certeza de que o estudante francês que vier estudar no Brasil terá tanto orgulho quanto eu de ter estudado na França”, declarou o reitor, mestre e doutor pelo Institut National Politechnique de Grenoble, no sudeste do país europeu. O evento registrou um balanço da cooperação educacional entre Brasil e França, além de formalizar parcerias na área da Educação entre os países.

Foram assinados diversos acordos. Entre eles, dois memorandos de entendimento. Um de ofertas de estágios em empresas francesas no Brasil aos estudantes do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). E o segundo para estabelecer um programa de intercâmbio para cientistas e professores na universidade francesa Sorbonne.

“Esse é o encontro mais importante”, defendeu o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em referência às atividades das quais François Hollande participou em sua estada em Brasília. “Os estudantes que foram para a França estão aqui para agradecer”, completou o ministro. Três estudantes brasileiros, entre eles uma ex-aluna da UnB, contaram suas experiências durante o intercâmbio acadêmico na França, pelo Ciência sem Fronteiras.

O intercambista francês, Florentin Kucharczak, falou sobre sua estada no Brasil, pelo programa Capes-Brafitec. “Grande obrigado ao Brasil por ter me acolhido tão bem e me feito sentir parte dessa nação”, declarou o estudante de Engenharia de Controle e Automação da UnB.