De 27 a 30 de julho, o Instituto de Física promove a 1ª Escola de Física da UnB. Voltado principalmente para alunos do Ensino Médio, o evento terá palestras, sessões com experimentos didáticos e pirotécnicos, ações de observação astronômica, visitas a laboratórios de pesquisa e discussões sobre a Física nos filmes de Hollywood.
Para participar, os interessados têm até o dia 19 de julho para fazer a inscrição no site da iniciativa. São 120 vagas, 60 reservadas para alunos de escolas públicas, e as atividades ocorrerão no campus Darcy Ribeiro.
A luz é o tema principal do evento, em comemoração ao ano internacional da luz, os inscritos terão a oportunidade de aprender mais sobre cosmologia, nanotecnologia, células solares, teoria da gravitação, produção de energia limpa, tecnologias de propulsão espacial e outros conteúdos da Física.
“A interação com cientistas, alunos de graduação e pós-graduação, a manipulação de equipamentos científicos e a realização de experimentos despertam o interesse dos alunos de Ensino Médio para a graduação em Física. Esse é um ponto importante do evento”, afirma Roseline Strieder, professora do Instituto de Física e coordenadora do projeto.
O professor Ivan Soares, integrante da comissão organizadora da 1ª Escola de Física da UnB, também destaca que a ideia da ação é aproximar os jovens estudantes da ciência. “Vários bons alunos desconhecem o que é a Física e que temos excelentes projetos na UnB. Espero que eles venham com muitas dúvidas para aproveitarmos bastante”, revela.
A iniciativa está vinculada ao projeto de extensão Universidade de Brasília contribuindo para a formação de novos talentos, financiado pela Capes/MEC no âmbito do Programa Novos Talentos para a Ciência, e ao projeto Instituto de Física/UnB - Escola Básica: Estreitando laços para a formação de Novos Talentos.
Mais informações no site.