“Me sinto hoje como um dramaturgo, dando vozes a outros e a mim mesmo. Sempre me coloco diante de coisas que, em um primeiro momento, não sou capaz de fazer, mas que, durante o processo, vou aprendendo, testando e chegando a algum lugar.” A declaração do professor Marcus Mota, do Departamento de Artes Cênicas da UnB, expressa os sentimentos pelas realizações em duas décadas. Escritor, dramaturgo, compositor, pesquisador. Um estudioso inveterado de textos teatrais e seus processos criativos em diversos formatos – o que abrange desde teatro grego até a dramaturgia shakespeariana e bretchiana, óperas, entre outros.
As inúmeras experiências de Marcus Mota na área vêm, em grande parte, do exercício da docência, desempenhada na Universidade de Brasília desde 1995. A imersão na academia o estimulou a ampliar o potencial de atuação para além das salas de aula. “Aos poucos fui elaborando estratégias para aproximar os alunos dos processos criativos de uma escrita voltada para cena. De tanto ler, passei a escrever textos teatrais, muito em função da demanda de alunos e de artistas da cidade”, recorda.
A necessidade de transportar essa expertise para outros horizontes foi pontapé para a criação do Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática (Ladi), que em 2018 completa duas décadas de atividade. Coordenado pelo professor, o projeto é campo de pesquisas e criação artística de estudantes de graduação e pós-graduação na área das artes cênicas, em interlocução com a comunidade externa.
A produção resultante desses 20 anos é vasta: 15 espetáculos foram criados e apresentados, todos gratuitos; dezenas de artigos e de traduções de textos teatrais publicados; além da criação da revista Dramaturgias, voltada à divulgação das pesquisas do grupo. Atualmente, o foco das atividades está na formação de jovens intérpretes em percepção musical em cena, além do desenvolvimento de composições musicais.
O grupo também conta com a bagagem intelectual do professor da UnB Hugo Rodas, que também é diretor, ator, figurinista e coreógrafo. O Ladi não possui espaço físico próprio. Hoje as práticas são desenvolvidas no Núcleo de Dança do Departamento de Artes Cênicas.
EXPERIMENTAÇÕES – “Sempre trabalhei com escrita, seja em ensaios, seja em literatura, especialmente poesia. Com o cotidiano de professor de textos dramáticos, mergulhei no repertório e passei a compreender como a escrita cênica é complexa, algo que demanda muito de seu leitor. Quanto mais se lê, mais a gente é transposto para uma necessidade de continuar o impulso criativo das obras”, menciona Mota sobre o estímulo de seus trabalhos. Esse impulso foi transferido aos projetos encabeçados no Ladi.
Artistas iniciantes e experientes, acadêmicos e comunidade: o ambiente criativo está aberto ao potencial de público diverso, que tem a oportunidade de experimentar as variadas facetas do processo artístico. O resultado pode ser observado nas diversas criações originadas no laboratório. É o caso do musical No Muro - Ópera Hip-Hop, que percorreu o circuito cultural brasiliense em 2008 e 2010, com financiamento da Eletrobras e do Ministério da Cultura. Elementos da arte da periferia e da ópera clássica misturam-se no espetáculo, que apresenta a história de reinserção de um jovem infrator em sua comunidade.
Inspirada em história bíblica, a peça Rei David, estrelada em 2012, também consta da lista de produções do laboratório. A partir de um retrato da atualidade, o espetáculo dá ao personagem do Antigo Testamento uma nova feição: a de um anônimo que se torna herói do povo. "Colocamos em cena uma big band, um coro fixo, atores-cantores e fizemos a paródia do populismo, a partir do mito bíblico", explica o coordenador do Ladi. Rei David integra uma trilogia de musicais influenciados pelas Escrituras, ideia que saiu do laboratório para os palcos da capital federal.
Salomônicas (2016) é o último dos musicais da série, com composição e direção de Marcus Mota e Hugo Rodas. Corrupção, escândalos sexuais e poder são problemáticas da atualidade exploradas em cena, em uma releitura da história do Rei Salomão. O personagem, que no texto bíblico é reconhecido pela notável sabedoria e pela execução de grandes monumentos em seu reinado, é apresentado na montagem como um rei pansexual envolvido em grandes negociatas, como a realização de obras superfaturadas.
Confira apresentação realizada no Departamento de Artes Cênicas da UnB:
Para estudantes e pesquisadores, o envolvimento nessas concepções teatrais traz como efeito adicional a ampliação dos saberes acadêmicos. “Poder participar de todas as etapas de criação de uma peça, desde a escolha do roteiro, da produção de trilha sonora, da encenação e do treinamento dos atores, é um processo muito rico. Isso influenciou a capacidade de criação das minhas próprias obras, além de trazer ganho de segurança, tanto acadêmica, quanto criativa”, avalia o doutorando em Artes Alexandre Rangel.
Os primeiros contatos com o laboratório ocorreram em 2012, quando ainda era mestrando. Desde então, o projeto tornou-se espaço de capacitação acadêmica e intercâmbio de conhecimentos para o pesquisador. A aproximação com o Ladi tem contribuído para o desenvolvimento de sua pesquisa, voltada à produção musical com criação de software.
REGISTROS TEXTUAIS – Experiências do projeto e da sala de aula também estão registradas em livro, publicado recentemente pela Editora UnB. Dramaturgia: conceitos, exercícios e análises é título da obra, preparada em comemoração aos 20 anos do Ladi e lançada durante a Bienal do Livro de Brasília, em agosto.
Trata-se de uma compilação de estudos e aulas ministradas por Mota sobre escrita dramatúrgica na UnB e na Florida State University – onde foi professor visitante em 2008 e 2009 –, além de curso para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) dedicado a promover conceitos básicos em artes cênicas a partir de obras fílmicas.
Além dessa, outras duas obras de autoria do professor marcam as celebrações de aniversário do laboratório. Metafísica, Escrita e Música: ensaios sobre os fragmentos de Heráclito, e Cenologias: Estudos sobre Teatro, Música e Cinema, lançados neste ano pelo Movimento Internacional Lusófono.