Prêmio reforça qualidade de mestrado profissional em Informática Forense e Segurança da Informação.

Da UnB Agência

Trabalho desenvolvido no Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia (ENE-FT) da UnB, que permite identificar o calibre da arma a partir do som provocado pelo impacto no solo do estojo ejetado, recebeu o prêmio Best Paper 2015, um dos mais importantes da América Latina em ciência forense nas áreas de computação, multimídia e segurança eletrônica.

Os autores do estudo foram o perito criminal e estudante do mestrado profissional em Informática Forense e Segurança da Informação, Luiz Laborda Larrain, o professor do ENE, João Paulo da Costa, e o perito da polícia civil do Mato Grosso, Tadeu Gross. A entrega do prêmio ocorreu na Conferência Integrada ICCyber ICMedia 2015  – Conferência  Internacional  de  Perícias  em  Crimes  Cibernéticos e Conferência  Internacional  de  Ciências  Forenses, respectivamente, – realizada entre os dias 23 e 25 de junho em Brasília.

“A partir da gravação do disparo da arma de fogo, caso haja o quique do estojo no solo, conseguimos extrair assinatura acústica desse evento, de modo que possamos ter uma pista acerca da arma que efetuou aquele disparo”, explica o autor do artigo, Luiz Laborda Larrain. “Tem aplicação muito importante para perícia criminal”, acrescenta. O estojo é o compartimento onde a pólvora e os projéteis ficam armazenados e que, em algumas armas, é ejetado após o disparo.

O estudo, intitulado Identificação do calibre de munições por meio de assinatura acústica dos estojos ejetados, foi eleito o melhor entre todos os artigos submetidos para publicação na conferência. Os vencedores ganharam placa de reconhecimento e valor em dinheiro.

“É reflexo do trabalho de alta qualidade que fazemos, tanto na parte de pesquisa como na parte aplicada”, avalia o professor e orientador do estudo, João Paulo da Costa.

MESTRADO PROFISSIONAL –
 Esta é a terceira vez que um trabalho do mestrado profissional do ENE recebe a premiação. A iniciativa surgiu da parceria entre UnB e a Diretoria Técnico-Científica do Departamento de Polícia Federal. Por meio de processo seletivo, profissionais da área de segurança pública e de institutos de criminalística do Brasil participam do programa que visa capacitar e contribuir com a atuação profissional.

O atual coordenador do mestrado profissional em Informática Forense e Segurança da Informação, Flávio Elias de Deus, exaltou a qualidade do programa e o elevado número de artigos publicados em revistas e conferências. Ele garante, ainda, que outros estudos desenvolvidos no mestrado profissional renderão mais prêmios à unidade.

Para o professor Rafael Timóteo, coordenador do Laboratório de Tecnologias da Tomada de Decisão (LATITUDE) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, o estudo contribui com implicação direta da prática profissional. “A pesquisa pode ser utilizada pelo policial ou pelo perito na rapidez que é necessária para investigação de determinado crime”, diz Timóteo, ex-coordenador do programa de mestrado.