Ema Trike, veículo desenvolvido por pesquisadores da UnB envia impulsos elétricos para músculos atrofiados

Da UnB Agência

 

Pesquisadores da Universidade de Brasília dão mais um passo rumo ao desenvolvimento de equipamentos que visam auxiliar pessoas com deficiência. No Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação (NTAAI), foi criado um veículo capaz de impulsionar a movimentação dos membros em indivíduos com dificuldades motoras. A equipe da UnBTV foi conhecer mais sobre o projeto do triciclo, apelidado de Ema Trike.

 

“Junto com o equipamento, a gente adicionou uma série de sensores, computadores e estimuladores elétricos que enviam estímulos direto para o músculo da pessoa”, explicou o gerente do projeto e doutorando de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação, Lucas Fonseca, à repórter da UnBTV Celina Paiva.

 

Pesquisadores da área da saúde também relataram melhoras no condicionamento muscular de voluntários dos estudos. O advogado Estevão Carvalho, que ficou paraplégico após ser vítima de bala perdida, é um deles. “Poder ver as pernas se movimentando, fazer o movimento pedalando, é indescritível”, afirmou.

 

Carvalho, junto a outros triciclistas que realizam testes no veículo, também está se preparando no Centro de Treinamento de Educação Física Especial para a seletiva de representantes da UnB que competirão, em outubro deste ano, na Cybathlon. Trata-se das primeiras olimpíadas biônicas, que será realizada na Suíça.

 

Confira matéria da UnBTV na íntegra:

 

 

Palavras-chave