Três alunos do curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB) se preparam para lançar neste sábado (4), pela manhã, o protótipo do primeiro foguete que construíram com as próprias mãos.

Batizado de Hermes, o foguete será lançado em Alto Paraíso de Goiás (GO), a 221 km de Brasília.

Segundo Nivaldo Lopo, aluno do 7º semestre do curso, a ideia surgiu do professor da Faculdade de Engenharia Artem Andrianov, que sugeriu a participação em uma competição de foguetes. Para isso, teriam de desenvolver um.

Hermes foi construído com impressão 3D e partes de PVC, e mede 1,40 m de comprimento. Com o paraquedas que leva internamente, o foguete pesa em torno de 7 kg. A expectativa é que ele suba no máximo 700 metros para, então, abrir o paraquedas e iniciar a descida.

Ana Rita Grilo/Secom-UnB

OBJETIVO - O foguete será recuperado e estudado posteriormente, para auxiliar no desenvolvimento de outros protótipos de pequeno porte, como foguetes de sondagem. “Depois pretendemos fazer um foguete maior, com carga útil maior, ou seja, levando algo dentro dele – que não apenas o paraquedas”, afirma Nivaldo Lopo.

Para o estudante, o envolvimento com os professores e técnicos da UnB foi fundamental. “Tivemos uma aproximação muito boa. O pessoal do grupo de Propulsão Química da Universidade nos ajudou bastante. Usamos o maquinário da UnB, como o torno para fazer o motor, que é de aço”, conta Lopo.

Ele e os colegas Igor Seiiti Kinoshita e Luan Henrique Oliveira (do 7º e do 8º semestres de Engenharia Aeroespacial, respectivamente) construíram o protótipo em um mês. Esse processo geralmente leva um semestre. A parte financeira foi custeada pela empresa júnior Zenit Aerospace, formada exclusivamente por alunos de Engenharia da UnB.

O professor Artem Andrianov se orgulha do trabalho e do entusiasmo dos pupilos. “A maioria dos nossos estudantes não precisa de inspiração extra para desenvolver seus trabalhos. Eles são loucos por foguetes, satélites, missões espaciais. Nós os ajudamos a se aproximarem do processo de desenvolvimento de sistemas espaciais ao envolvê-los em projetos reais, que agora temos na Faculdade do Gama”, analisa.

Andrianov é oriundo da Ucrânia, onde se formou pela Universidade Nacional de Dnipropetrovsk, cursou mestrado em Ferramenta de Máquinas e Sistemas, e doutorado em Ciência dos Materiais (de gestão dos resíduos radioativos e da radiação).

O curso de Engenharia Aeroespacial passou a ser ofertado pela Universidade de Brasília em 2012, no campus do Gama.