Tecnologia desenvolvida por empresa incubada no CDT/UnB também possibilitará ao usuário acender a luz e abrir e fechar persianas, por meio de internet sem fio.

A empresa LOOP, incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), lançou um aplicativo para celular chamado Loop Door, que permite ao usuário abrir determinada porta de qualquer lugar em que ele esteja. Para isso, basta ter acesso à internet banda larga sem fio.

A ideia do projeto surgiu de maneira inusitada. O responsável por ela é o estudante de Engenharia da Computação da UnB e sócio da empresa LOOP Pedro Salum. Ele conta que sempre que chegava em casa, a mãe o questionava se esquecera as chaves. "Então, pensei: fico o dia inteiro com meu smartphone na mão, por que não desenvolver um sistema que me permita abrir a porta de casa pelo aparelho celular?", lembra Pedro.

O estudante explica que, por meio de agendamento, outras pessoas também podem abrir locais pré-determinados. "Se estou viajando e preciso entrar em casa para dar comida para o cachorro, eu posso pedir a alguém que faça isso para mim. Basta ter o aplicativo no celular e internet wi-fi”, garante.

O empresário Caique Peixoto, arquiteto de Engenharia de Software da LOOP, esclarece que o próximo passo é ampliar a ideia para a automoção residencial, o que envolveria o controle não apenas de portas, mas também de luzes, janelas, persianas, etc. "O usuário poderá contratar vários serviços de uma só empresa. Normalmente, essas ações costumam ser isoladas. Nós queremos unificá-las, torná-las mais práticas. Além disso, o custo será inferior”, afirma Caique.

Daniel Sandoval, estudante de Engenharia da Computação e sócio da LOOP, informa que a tecnologia já existe nos Estados Unidos, mas é algo muito recente.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para aparelhos da Apple. No futuro, a empresa pretende ampliar a oferta para todos os tipos de smartphones. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2013.