Um grupo de estudantes da UnB adeptos da bike quer saber o que alunos, professores e funcionários acham do uso da bicicleta como meio de transporte no campus Darcy Ribeiro. A ideia é traçar o perfil de possíveis usuários de um sistema de empréstimo de bicicletas e conhecer as necessidades dos ciclistas dentro do campus.
O questionário pode ser respondido, em poucos segundos, pela internet, na página do coletivo Bicicleta Livre até o dia 27 de junho. Segundo os organizadores, até o momento, 210 pessoas participaram da enquete.
"Para evitar depredação e roubos, queremos melhorar o controle e a segurança do sistema por meio da adoção de cadastro eletrônico e criação de bicicletários", cita Caio Vieira, 22 anos, estudante de Engenharia Civil e um dos membros do grupo. "As bicicletas poderão ser usadas por toda a comunidade cadastrada."
Esta é uma nova edição do projeto criado em 2007, na UnB, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no campus Darcy Ribeiro. O projeto chegou a funcionar em 2009 com 50 bicicletas, de acordo com Caio.
Saiba mais:
>> Bicicletas para empréstimo estão disponíveis
>> Site oficial do Bicicleta Livre
BENEFÍCIOS – Ciclista há 4 anos, Caio, que também participa do grupo de pesquisa Comportamento em Transporte e Novas Tecnologias, pedala da 404 sul ao campus da UnB na Asa Norte. "Chego mais disposto para as aulas", garante. O grupo cita outros benefícios, como maior contato com pessoas e menos tempo em engarrafamentos.
CONVITE – No próximo mês (6/7), o grupo prevê um passeio de bike no campus Darcy Ribeiro. A concentração será às 15h no Teatro de Arena, ao lado do Ceubinho. "Saímos com destino à Colina e, depois de uma volta pelo campus, acabamos o passeio no Centro Olímpico", conta Caio.
Entre outras atividades, está o chamado Apadrinhamento de novos ciclistas. A proposta é pedalar até a UnB junto com os mais experientes, que dão dicas sobre rotas e segurança no trânsito. O grupo também costuma se reunir todos os meses no Ceubinho para trocar conhecimento sobre reparo e manutenção de bikes.
As atividades podem ser acompanhadas pela página do Bicicleta Livre no Facebook.
SERVIÇO
Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.