Egresso da UnB propõe nova metodologia de trabalho para disciplina do curso de Engenharia de Produção

Luis Gustavo Prado / Secom UnB

O artigo de Filipe Santos, graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Brasília, foi premiado no 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (8o Simpósio Internacional de Projetos que Abordem Educação em Engenharia, em tradução livre para português). Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso defendido no primeiro semestre de 2016, a experiência apresentada no projeto tem como objetivo preparar os alunos de Engenharia de Produção para o mercado de trabalho.

Com a chamada "metodologia ágil de gerenciamento de projeto", Filipe propõe a utilização de método que possibilite mais interação com o demandante ao longo da execução do projeto, que será acompanhado e aprovado pelo cliente a cada etapa. A metodologia ágil, segundo ele, é uma tendência que surgiu em 2001, quando o Agile Manifesto foi escrito por 17 profissionais da área de software industrial.

O egresso da UnB teve seu primeiro contato com a metodologia ágil fora do país, em dois intercâmbios realizados durante a graduação. “É algo que está sendo muito utilizado no exterior, principalmente por ter foco na interação com o cliente. Isso permite um melhor controle para entregar a qualidade desejada”, explica. "Minha experiência nos estágios fora do país me fez perceber que não estávamos dando a devida atenção ao método", conta.

O curso de Engenharia de Produção é ancorado no método Project Based Learning (PjBL), que utiliza a prática para sedimentar o conhecimento adquirido. Do quarto ao décimo semestre, os alunos cursam sete disciplinas, denominadas Projeto de Sistemas de Produção – vinculadas a uma matéria teórica –, que consistem em disponibilizar produtos e serviços para necessidades reais. A inovação da ideia de Filipe consiste em propor a utilização da metodologia ágil nesse contexto.

“A agilidade e a qualidade são necessidades atuais. Com a adoção desse método, a cada etapa da construção de uma casa, por exemplo, o cliente valida o trabalho já executado antes que se comece a nova etapa. Assim, temos mais chance de entregar algo que se adeque às necessidades do demandante e evitamos o retrabalho”, explica Filipe.

A orientadora do trabalho, professora Simone Borges, foi quem incentivou Filipe a apresentar o artigo no simpósio. Ela considera que a resposta dos estudantes à nova metodologia foi muito positiva. “Com a metodologia ágil, o planejamento é reduzido e os alunos possuem mais tempo para a etapa de execução", diz.

Para realizar a pesquisa, o estudante utilizou questionário composto de 13 questões e dividido em três grandes temas. As respostas reuniram dados necessários para a análise sobre a metodologia de gerenciamento ágil e sua relação com o desenvolvimento de engenheiros de produção, sob a perspectiva dos alunos que já haviam cursado a disciplina de Projeto de Sistemas de Produção 5.

OPORTUNIDADE - Após a apresentação do trabalho no 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, no mês de julho, Filipe Santos recebeu uma oferta de bolsa para cursar mestrado na Suécia. "Um professor que estava na minha apresentação me procurou para trabalharmos juntos no mestrado. Estou muito feliz", finaliza.