Equipe passou da 24ª posição para 13ª em competição realizada este ano. Veículo projetado pelos alunos voou por pouco mais de um minuto com carga de 10 quilos e pousou com sucesso.

Dezenove estudantes de engenharia mecânica conquistaram a 13ª colocação entre projetos de aeronaves não tripuladas de 77 universidades do Brasil inteiro. Os alunos – que compõem a equipe Draco Volans – alcançaram o resultado na edição de 2011 da SAE Aerodesign Brasil. Na disputa que aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro o veículo projetado pelos alunos voou durante pouco mais de um minuto com uma carga de cerca de 10 quilos e pousou com sucesso.

A aeronave dos alunos tinha 3,2 metros de envergadura, 2,5 quilos e capacidade para 14,5 quilos de carga. O objetivo da competição era que o avião fosse o mais leve possível, mas ao mesmo tempo tivesse uma capacidade para suportar muita carga. O vôo foi o primeiro entre os quatro realizados pela equipe – nos outros o avião caiu ou não conseguiu sair do chão. “Procuramos colocar menos pesos no início para depois enchermos mais e tirarmos o máximo do avião”, conta o capitão da Draco, Pedro Augusto Soares. Além dos vôos a equipe foi avaliada positivamente na apresentação oral – onde ficaram com o 3º lugar. O relatório escrito foi o 10º melhor entre os participantes.

Neste ano a equipe recupera posições na disputa depois de cair para a 24ª colocação em 2010. “Conseguimos boas avaliações nos relatórios escritos e na apresentação oral, mas a aeronave não decolou na prova real”, recorda Pedro. Uma das razões para a melhora da equipe de um ano para o outro foi o aumento no número de testes preliminares. “No ano passado realizamos apenas dois e este ano conseguimos ampliar para dez”.

Mais ágil, a Draco agora usa laser para fazer o corte das peças - o que permite produzir muito mais em um tempo menor. “O serviço é feito por uma empresa patrocinadora que cobra 75% menos que o preço convencional”, conta Pedro. Para João Vítor Borges, outro membro da equipe, a mudança foi crucial para a melhoria dos resultados. A técnica em relação ao corte feito a mão é a precisão. “Ele permite fazer mais cortes e diminuir ao máximo o peso do avião - como é um avião cargueiro essa redução é decisiva”, explica.

A Draco Volans foi criada em 2003 e traça uma trajetória de sucesso desde então. Na primeira competição que participou, em 2004, recebeu título de melhor universidade estreante. Em 2005 conquistou o melhor desempenho com o troféu de 5º lugar na classificação geral. No ano seguinte receberam 4 das 6 menções honrosas: melhor projeto, melhor apresentação de projeto, melhor tempo de retirada de carga e melhor tecnologia.

O trabalho da equipe funciona como uma atividade extracurricular para os alunos de engenharia mecânica. “Os estudantes tem autonomia para tomar decisões e tocar os projetos por conta própria”, explica João Pimenta, professor orientador da equipe. Todos os recursos usados na atividade vêm de patrocínios que os próprios integrantes conseguem. Para João, o trabalho na Draco Volans é uma oportunidade de aprendizado complementar às aulas. “Eles desenvolvem competências que não estão no currículo regular – como trabalho em equipe, gerenciamento e captação de recursos”.

Acesse a página do facebook da Draco Volans para informações sobre o processo seletivo de novos membros.