Exposição dos trabalhos ocorreu no final de abril em Bangkok, na Tailândia

Marcelo Corte Real, Lorena Nery, João Marcus Cardoso e Ana Catharina Marques. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Os estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Marcelo Corte Real, Lorena Nery, João Marcus Cardoso e a ex-aluna da FAU Ana Catharina Marques ficaram entre os 30 finalistas do concurso ASA International Competition 2016 com o projeto Faces do Básico.

O concurso, que teve 330 inscritos, foi promovido pela Associação Siamesa de Arquitetos com o objetivo de repensar o que é básico na arquitetura hoje.

“Propomos uma instalação interativa para que cada pessoa faça essa reflexão”, explica a aluna de pós-graduação Lorena Nery.

“Cada um de nós tem um entendimento diferente sobre isso. O que é básico para você pode ser diferente para mim. Para refugiados de guerra, o básico pode ser água e comida, por exemplo. O mundo é muito plural”, pondera.

Cubo espelhado dispararia flashes com imagens dos espectadores. Cada visitante poderia tirar conclusões sobre o que é básico no mundo hoje. Ilustração: Arquivo Pessoal

O PROJETO – À base de energia solar, cinco cubos espelhados de seis a oito metros de altura – cada um deles situado em um continente diferente – seriam responsáveis por promover essa interação e reflexão, segundo a arquiteta. “A imagem das pessoas que visitam a instalação seria capturada por sensores e transmitida em flashes”, detalha.

Expostas em Bangkok, na Tailândia, no final de abril, as propostas foram julgadas por arquitetos renomados, como os espanhóis Langarita e Navarro, ambos professores da Harvard School of Design

Saiba mais:

>> Vencedores do ASA International Competition 2016