Para ajudar pais e especialistas a cuidarem da saúde das crianças, um grupo de médicos e farmacêuticos da Universidade de Brasília lançou, em abril, o guia Uso racional de medicamentos na pediatria: doenças na infância I.

 


Espécie de bula simplificada, o material ensina a forma correta de se usar os remédios na hora de tratar doenças comuns nessa idade. "O objetivo do guia é facilitar a leitura de modo que qualquer pessoa possa entender as orientações contidas nas bulas", explica a professora do curso de Farmácia da UnB Patrícia Medeiros e uma das organizadoras do livro. 


"As próprias crianças, quando orientadas, ensinam os pais sobre a forma correta de tomar os medicamentos", conta. Por esse motivo, o guia traz jogos ilustrados para ensiná-las a identificarem possíveis reações aos remédios que tomam. Patrícia diz que a obra traz esclarecimentos sobre o que pode ou não ser ingerido pela mãe durante o período de gravidez e amamentação do bebê, e os efeitos dos remédios nas crianças. "Esta primeira edição traz informações sobre algumas das doenças mais comuns de 0 a 16 anos, como enurese noturna – hábito de urinar durante o sono –, déficit de atenção, obesidade e problemas endocrinológicos, como hipo e hipertireoidismo", cita. A professora explica que a ideia surgiu da necessidade de diminuir erros na hora da prescrição. "Estatísticas mostram que reações adversas causadas por mau uso de remédios ocasionam gastos com internações e outros medicamentos que poderiam ser evitados", afirma. "O uso correto pode ter impacto positivo nas contas do governo com saúde", acredita. 

Divulgação/UnB Agência

Elaborado por uma equipe de médicos e farmacêuticos, o material foi organizado pelo também professor do curso de Farmácia da UnB Felipe Ferreira e pela médica do HUB Cátia Cruz, gerente de ensino e pesquisa na Ebsehr. As ilustrações são do designer Miguel Acioli.


NOVAS EDIÇÕES –
 "Ainda neste ano, será lançado guia semelhante voltado para o tratamento de doenças cardiorrespiratórias", diz Patrícia, que prevê a publicação de outro guia para tratamento do câncer em parceria com o Hospital da Criança. E mais um, no ano que vem, específico para inflamações na pele.

 

SERVIÇO

Uso racional de medicamentos na pediatria: doenças na infância I

118 páginas