Muita água é desperdiçada ao se lavar um carro. Já imaginou como o meio ambiente seria beneficiado se toda essa água fosse reutilizada para limpar outros veículos?

Lava Jato Ecológico
Foto: Secom UnB

Foi a vontade de dar uma solução ao problema que um grupo de alunos idealizou o projeto Lava-Jato do Cerrado, como trabalho final da disciplina Introdução à Atividade Empresarial – oferecida pela Escola de Empreendedores do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB). O trabalho foi exposto na 4ª Feira de Negócios e Inovação, realizada este mês no Centro Comunitário Athos Bulcão, onde passou pela avaliação do júri e conquistou o primeiro lugar, concorrendo com mais de 100 outros projetos.

“Para coletar a água que escorre ao lavar os carros, idealizamos um sistema que utiliza um equipamento criado pela empresa Aquabrasilis para esse fim. Com ele, é possível reutilizar 95% da água”, explica a estudante de engenharia de produção e integrante do grupo vencedor Ana Carolina Blumm, 21 anos. Segundo o colega e aluno de Administração Pedro Ravizzini, 21, conquista o primeiro lugar na Feira foi uma surpresa. “Foi inesperado, mas é algo ótimo pelo reconhecimento”, comemora.

O segundo lugar da competição ficou com o grupo Move 2, que propôs um serviço de mapeamento físico de instituições. Os mapas interativos gerados seria marcados com pontos de interesse, que poderiam ser atualizados com as atividades que acontecessem nos locais durante eventos, por exemplo. O terceiro lugar, finalmente, ficou com o projeto Smart Hydrometer, um dispositivo que utiliza sensores para medir a vazão de água em edificações, evitando a entrada de ar e cobranças indevidas. Os primeiros três colocados na Feira ganharam troféus e sacolas de brindes.

FUNCIONAMENTO –
Além de expor seus projetos durante a manhã e a tarde da Feira, as equipes também tiveram que apresentá-los para a banca examinadora, formada por professores e empresários e encarregada de escolher os melhores trabalhos. Para a coordenadora da Escola de Empreendedores do CDT/UnB e integrante do júri Cristina Castro, os resultados desta edição da Feira foram muito satisfatórios. “Foram muitas idéias realmente criativas e que tem chance no mercado”, comentou.

Também durante a Feira foi realizada uma competição entre as cervejas fabricadas pelos alunos da disciplina Fundamentos de Produção de Cerveja. Quatro marcas desenvolvidas ao longo do semestre foram degustadas tanto por uma banca de jurados como pelo público, que deu sua nota a cada uma. A vencedora foi a Pança Beer, cuja proposta é oferecer uma cerveja com o máximo teor alcoólico possível, mas conservando um sabor agradável. “Mereceram o primeiro lugar porque o cálculo que fizeram para produzir a bebida foi seguido fielmente. Ou seja, eles uniram a teoria à prática”, disse a professora da disciplina, Grace Ghesti.